top of page
QUEM SOMOS

          O Grupo de Artes e Cultura Raízes Nativas atua em atividades com música, ursos de curta duração para crianças e jovens e realiza participações em festivais de música. O Grupo já trabalhou com danças de salão, com criação de coreografias a partir delas, pequenos teatros, performances, participação e envolvimento em festivais de músicas e concursos de dança. Nos concursos de dança, conquistamos 3 (três) premiações.


           Desde 2012, ampliou sua atuação, refez seu Estatuto e busca atender e ofertar novas modalidades artísticas, como música, dança de diferentes estilos, exposições de Artes Visuais,  oficinas de fotografia, de teatro, atividades físicas,  entre outras ações, incluídos dentro de eventos culturais, entre esses, eventos gastronômicos.

 

           No novo estatuto o Grupo abre a possibilidade de novas linguagens da Arte, sendo este gestado por um(a) Diretora Geral de Arte e Cultura, com o acompanhamento da Diretoria, na pessoa de seu presidente e seus integrantes.  Desde seu início, o Grupo de Arte e Cultura Raízes teve uma boa atuação e reconhecimento da comunidade, tanto na valorização e fruição de suas danças e artes, como na apresentação e participação deste em eventos locais e regionais.

NOSSA HISTÓRIA

         O Grupo de Arte e Cultura Raízes Nativas iniciou suas atividades em 1989, nessa época sendo denominado de Grupo de Folclore Raízes Nativas. Foi criado por um grupo de jovens que desejava atuar e praticar a arte da dança e então, se mobilizou para constituí-lo. Este grupo tinha como objetivo recriar as danças do folclore gaúcho, podendo realizar releituras destas danças.


         Iniciou-se os ensaios com aproximadamente 7 (sete) pares. Em seguida, foi constituída sua primeira diretoria e a partir daí foram encaminhadas as demais ações para que o grupo pudesse apresentar-se com sua arte nas festividades locais. Em pouco tempo, o grupo foi ampliando e conquistando a simpatia da comunidade e com isso, formou-se diversos grupos de arte e projeção folclórica na linguagem da dança desde o pré-infantil, infantil, juvenil e adulto.  Mais tarde iniciou a recriação de danças com o folclore argentino, uruguaio, chileno, entre outros. 


         Foram anos de ensaio e atividades sem sede própria, até que conseguisse construir seu espaço próprio para organizar os ensaios e eventos. Foi construído um galpão com a contribuição de donativos e outras ações junto à comunidade. Tudo isso levou um tempo de, mais ou menos, 15 anos. Mais tarde, foi construído a sede em que hoje realizamos nossas ações.

 

           O Grupo também atuou com ações de forma gratuita quanto ao ensino da dança em instituições como a APAE do município, e de escolas da rede pública estadual e municipal, e na maior parte do tempo, as aulas dentro do próprio grupo foram desenvolvidas de forma gratuita. Também foi efetiva a sua participação em outros eventos culturais locais, tais como os festivais de música, de dança e desfiles cívicos e farroupilhas, durante esses anos de existência do Grupo de Arte e Cultura Raízes Nativas.

FOTOS
bottom of page